terça-feira, 2 de junho de 2009

BOMBRIL, lado a lado com a publicidade no Brasil



O segredo do sucesso da Bombril está intimamente ligado à história da publicidade no Brasil. A começar pela parceria com as agências W/Brasil e DPZ. 















Acreditar que a propaganda é realmente a alma do negócio foi o maior desafio da empresa e deu certo. E mais acertado parece ter sido o casamento midiático com o publicitário
Washington Olivetto. São 30 anos de comunicação integrada entre criador e
criatura.
 

Para entender essa evolução é preciso um rápido mergulho na história da década de 70 no Brasil. Uma época marcada por profundas contradições sociais e políticas. A começar pelo que ficou tradicionalmente conhecido como “o milagre brasileiro”, incrível crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).
A televisão teve um papel fundamental nesse cenário político e social. O veículo atingia (ainda atinge) audiências extraordinárias, exibindo as cores que começavam a modificar as imagens que chegavam às casas dos brasileiros. Ao menos de alguns "privilegiados" da época, já que nem todos possuíam um aparelho de TV. O rádio também ganhou novo vigor a partir do surgimento das emissoras em FM. Enquanto isso, o outdoor recuperava seu prestígio de antigamente. O governo transformara-se no maior anunciante do país. A moeda corrente era o Cruzeiro Novo e a economia parecia ter encontrado seu rumo. A conseqüência foi o surgimento de novos anunciantes no mercado, a partir do sistema financeiro: bancos, cadernetas de poupança e o mercado imobiliário em alta.

Foi nesse contexto que surgiu um personagem que veio ser o divisor de águas na propaganda do Brasil. Ele apareceu pela primeira vez na TV Tupi. Um ator franzino, apesar de seu 1,80m de altura, tímido, quebrando os padrões dos anúncios de produtos de limpeza, que surgiram pela primeira vez a partir dos anos 30. O ator que apresentou o lava-louças Bombrill é Carlos Moreno, protagonista de um comercial criado por Francesc Petit e Washington Olivetto da DPZ, com direção de Andrés Bukowinsky.

Em 1978, a propaganda brasileira descobriu com esse comercial a simplicidade da linguagem. Uma nova forma de se comunicar com as donas-de-casa, sem subestimar a sua inteligência. O sucesso do comercial assegurou longa vida ao personagem, transformando-o no porta-voz da empresa. Nenhum de seus criadores, nem mesmo o próprio protagonista, poderia imaginar que o personagem sobreviveria a um novo século. A maior conquista veio com o reconhecimento de ser o comercial mais longo da propaganda comercial. Este fato está assinalado no famoso e disputadíssimo Guiness Book.

Depois de 23 anos (somando mais de 80 personagens e cerca de 300 filmes), a volta do garoto-propaganda da Bombril em 2006, foi considerado um dos maiores acontecimentos de marketing publicitário no Brasil. Carlos Moreno retomou seu antigo personagem ao som da música "Outra Vez", sucesso na voz de Roberto Carlos. Na época, em entrevistas à imprensa nacional, o presidente da W/Brasil, Washington Olivetto, disse que o tom da campanha foi diferente em relação ao passado. Até porque, a economia tinha transformado o perfil da dona de casa. Ela estava cada vez mais exigente, moderna e ativa. Porém, sem perder seu romantismo e saudosismo. E outra vez, literalmente, a receita deu certo. A Bombril prova que “panela velha é que faz comida boa”.

Particularmente, devo confessar que é umas das campanhas de que mais sinto falta...Sabe o que é ver TV e notar que faltou alguma coisa na hora do intervalo comercial?
Poi é, é assim que me sinto em relação as campanhas da Bombril... Cada campanha é uma grande sacada, admiro muito o Washington Olivetto por isso. Quando eu crescer, talvez, eu chegue perto de toda essa genialidade.







UM BREVE HISTÓRICO


Fundada em 1948, a Bombril S/A, que começou fabricando lã de aço, se orgulha de ter conquistado a posição de maior empresa de soluções de limpeza do Brasil. Atualmente, desenvolve produtos em diversas categorias como lã e palha de aço, esponjas sintéticas, detergentes, sabão em barra, saponáceos, desinfetantes, limpadores, amaciantes, lava-roupas líquidos, facilitadores de passar roupa, sachês perfumados e desodorizadores de ambiente. Suas 18 marcas são responsáveis por um portfólio de 196 itens encontrados nas prateleiras dos supermercados.


Com três complexos industriais – Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), Abreu e Lima (PE) e Sete Lagoas (MG) –, onde são fabricadas anualmente cerca de 250 mil toneladas de produtos, a Bombril conta hoje com 2.428 funcionários. Uma vez completada a atividade industrial, as marcas da Bombril seguem para inúmeros pontos-de-venda em todo o país, o que faz com que a empresa esteja presente em mais de 90% dos lares brasileiros.

A credibilidade atestada pelos seus consumidores faz da Bombril líder absoluta em vários segmentos. Isto porque é uma empresa que evolui
sobre uma base sólida. Seu crescimento é focado no futuro no trabalho em conjunto com parceiros e colaboradores. Essa natureza de cooperação se estende a tudo que faz, dos produtos que concebe aos relacionamentos que constrói.

A Bombril é acolhedora, quase íntima. Fala abertamente com o público, usando uma comunicação direta, espontânea e sincera. Prova disso é a campanha que está no ar há mais de 30 anos com o garoto-propaganda da lã de aço Bom Bril, um dos personagens mais marcantes e queridos da história da publicidade brasileira. Não é à toa que foi considerada a Marca do Século.
Este reconhecimento veio em 1999, de um time de estrelas de propaganda e marketing, que elegeu as 21 marcas mais prestigiadas por consumidores de todos o País. Destas, apenas quatro - entre elas, a Bom Bril - foram criadas e desenvolvidas no Brasil.



Bem, meus queridos...Fico por aqui...
Vejo vocês no próximo post...

Beijos da Rô...uou\o/

Um comentário:

Yamaguchi disse...

Maravilhoso! Está inspirada hoje, hein?
Eu também admiro muito a campanha da Bombril e acompanho todas!

Beijão!