quinta-feira, 10 de julho de 2008

O que é ENDOMARKETING? É minha descoberta... Minha carreira...














Por Rosana Rocha





Olá meus queridos!

Hoje vou dividir com vocês uma coisa muito boa que me aconteceu, a descoberta de uma paixão. Talvez vocês que lêem os textos aqui postados e estão a mais tempo no mercado de trabalho achem isso chato, mas pra quem levou muito tempo tentando se encontrar e vai se formar no fim do ano(como eu)...Isso foi MARAVILHOSO.

Eu estava meio sem eira nem beira quando me surgiu a proposta de trabalho de uma empresa na qual eu já havia prestado serviços por dois anos e havia sido dispensada a pouco mais de um ano.
A proposta era fazer um trabalho inicial de endomarketing e outras coisinhas a mais...Aquilo me soou como uma bomba, porque até então
o endomarketing só fora citado na faculdade como uma das ferramentas de marketing, não nos aprofundamos e eu nunca havia me interessado em pesquisar mais sobre o assunto. Cheguei em casa meio em choque pensando no que fazer, sentei na frente do computador com uma xícara de café e...mãos a obra.

A página do google estava bem ali na minha frente, digitei algo do tipo "artigos de endomarketing", não seria surpresa se eu dissesse que apareceram milhares né...rs...pois é. Antes de abrir qualquer um deles enviei um email para meu orientador de TCC pedindo ajuda e ele sempre muito solicito(graças a Deus!) me falou pra pesquisar. Eu já ia mesmo, mas achei que não custava tentar, de certa forma tenho que concordar com ele porque eu precisava ler mais sobre o assunto já que tenho planos de seguir carreira.(Conselho: Pra quem está começando a cursar a faculdade no escuro, ou seja, fez o vestibular mas não sabe se é isso que quer. Pesquisem muito, leiam de tudo...no início da faculdade isso ajuda demais a se decidir. Porque ou vocês vão amar ou odiar mesmo. rs)

Voltando...Cliquei na primeira que apareceu, era um arquivo em pdf falando sobre o assunto...Li...No final achei a fonte de pesquisa e fui atrás...
Era um site muito bom ( www.mundodomarketing.com.br ) vários artigos direcionados e estava lá "ENDOMARKETING: Educando Pessoas"por Analisa de Medeiros Brum, a matéria falava sobre como algumas empresas enxergam o Endomarketing como um processo educativo e daí a autora desvendou parte do mistério que me assombrou(tá legal isso foi exagero...rs)inicialmente. Depois disso vi que o mistério não era tãããããão misterioso assim, gostei do que li...Mas não era suficiente...

E como diria o Álvaro Garneiro( apresentador do programa 50 por 1 na Rede Record)... "Entrar num site como o Mundo do Marketing e ter a certeza de que o endomarketing é muito mais do que vender a imagem da empresa pra dentro foi uma experiência gratificante, mas esse ainda não era o meu Endomarketing." rs




"...A verdade é que ninguém gosta daquilo que não conhece, ninguém luta por uma meta que não sabe qual é e ninguém informa sobre o que não sabe. Por isso, as pessoas precisam ser educadas para agir dentro dos princípios e estratégias da empresa. Mais do que isso, as pessoas precisam ser educadas para que consigam compartilhar de uma mesma visão sobre a empresa, sua gestão, seu mercado, seus produtos e serviços..."
Analisa de Medeiros Brum
(Endomarketing: Educando Pessoas - Mundo do Marketing - 04/10/2007 )


Na realidade fiquei foi curiosa pra saber quem era a Analisa Brum e então lá estava eu na terceira xícara de café (não façam isso em casa, pode causar gastrite e insônia) de frente para o google novamente...Digitei e descobri que a Analisa já tinha escrito cerca de 6 livros sobre o assunto e era nada mais nada menos que a diretora da agência Happy House especializada em Endomarketing...
=O ...
Sabiam que tem agência específica?
Ah sabiam!!!
Pois é...Eu não sabia...

Fui até lá, dei um passeio pelo site, verifiquei o portifólio e achei um link de "fale conosco". A essa altura do campeonato (como diria minha mãe) eu já tinha procurado em todos os sites de livrarias pelos livros dela...Pasmem...Nenhum deles tinha mais pra vender.
Pelo relato vocês podem imaginar que quando eu encontrei o link "fale conosco" foi um alívio. Escrevi contando do convite e do quanto eu estava precisando de ajuda devido a inexperiência sobre o assunto e pedi dicas de como eu poderia começar um trabalho assim, numa empresa com cerca de 100 funcionários, já que a maior parte dos relatos nas matérias escritas pela diretora da agência citavam grandes redes empresariais do país ou multinacionais.

Na verdade eu achei que nem fossem me responder. Quem daria atenção a uma universitária, estudante do 7° período de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda que mal tinha ouvido falar em endomarketing?

Não falo isso no intuito de criticar a instituição de ensino, ou professores porque de certa forma tem que partir do aluno o interesse de saber mais sobre a área que quer seguir carreira, ler, pesquisar e estar sempre atento ao que o mercado tem para oferecer. E confesso que nesse sentido deixei um pouco a desejar(na verdade deixei muito...to tentando amenizar a situação). A minha sorte e a sorte dos meus colegas é que temos alguns professores que estão sempre dispostos a ajudar no que precisamos, mesmo assim precisamos colaborar um pouco também, né!

Bem, eu realmente achei que não teria resposta, mas...dois dias depois recebo o seguinte email entitulado "RETORNO":



----- Original Message -----
Sent: Friday, June 20, 2008 10:52 AM
Subject: Retorno

Rosana,
penso que ler alguns dos meu livros te ajudaria. Estou enviando em anexo aqueles que tenho em word.
Boa sorte no teu novo desafio.
Beijo.
Analisa

Analisa de Medeiros Brum
Diretora Executiva
HappyHouseBrasil - Agência de Endomarketing
Fone/Fax: (51) 3327-4000


Gritar, rir ou qualquer tipo de outra emoção escandalosa?

Que isso...Fiquei foi pasma, passada...Porque a essa altura do campeonato eu já havia lido vários artigos dela e estava praticamente fã. Receber um email da própria, me enviando três livros sobre o assunto no intuito de me ajudar foi o máximo...Ainda mais que no dia 21/06 seria meu aniversário e eu encarei isso como um presente magnífico.

Foram três livros: Endomarketing como estratégia de gestão, Respirando Endomarketing e Face a face com o Endomarketing.
Estou terminando de ler este último que fala sobre liderança. ÓTIMO, como tenho a certeza de que os outros dois também o são, ainda não os li.

Mas pelos artigos lidos, pela definição desta maravilhosa ferramenta de marketing é que hoje encaro minha carreira como encaro minha família, com amor. É importante amar o que se faz ou o que se pretende fazer.
Portanto se você for proprietário de uma empresa e precisa se comunicar com seus principais clientes (seus funcionários), não se acanhe e me contrate. To ficando fera!!

Ah sobre a proposta de emprego, acabei não aceitando justamente pelas"outras coisinhas a mais".
Prometo que qualquer hora eu explico isso à vocês.
Por agora só posso dizer que não estou nem um pouco triste por isso, ao contrário encaro como sinal divino. Me deu outra perspectiva, me fez abrir os olhos e me deu segurança.

Receber três livros de presente da diretora da Happy House e me deliciar com vários artigos direcionados que ajudaram muito na minha decisão foi emocionante. SIM, ESTE É O MEU ENDOMARKETING!! rs

Ps.:Quer saber o é endomarketing??? Aí vai...

É a utilização de modernas ferramentas de marketing, porém, dirigidas ao público interno das organizações. São ações estruturais que visam a ação para o mercado.
Também Saul Faingaus Bekin, Consultor empresarial, autor do termo "Endomarketing" registrado no INPI, desde 1995, autor de “Conversando sobre Endomarketing” em 1995 e de “Endomarketing, como praticá-lo com sucesso” em 2004, define Endomarketing da seguinte maneira:“ações gerenciadas de marketing eticamente dirigidas ao público interno (funcionários) das organizações e empresas focadas no lucro, das organizações não-lucrativas e governamentais e das do terceiro setor, observando condutas de responsabilidade comunitária e ambiental."



Quer saber mais? PEQUISE!!!

Aqui vão alguma dicas:

http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Endomarketing.htm

http://www.notredame.org.br

http://blogalexandrecarvalho.blogspot.com

http://www.happyhousebrasil.com.br

Deliciem-se
Beijos da Rô...uou!



26 comentários:

Unknown disse...

Rô, estou boba com a sua desenvoltura nos textos. Vc é boa!!! Estou tão orgulhosa da minha amiga: pesquisando, lendo, se aprofundando... indo atrás do que realmente quer. Vc vai longe, linda! Bjão...

Anônimo disse...

vou pedir ao "O Diretor é meu Pastor e nada me faltará" pra contratar seus serviços.rs
Q bunitinho....ela escreve igual gente grande.
Nem sabia desse Endomarketing..Legal isso.
Beijo da íngua uou

Contabilitudo disse...

Apesar plagiar Álvaro Garneiro, a chance de quem pesquisa sobre sua profissão e escolhe a área que quer se dedicar, dentro do seu segmento, de se tornar um profissional de sucesso é realmente muito grande.
Não desista perante os obstáculos e lembre-se sempre dessa "resposta inesperada", como exemplo de que, vc só vai saber, se tentar!
SUCESSO pra você!

Unknown disse...

Rô, que bom que vc se identificou, mt bom saber que vc está se aprofundando nakilo que gosta de verdade, pq hj em dia normalmente fazem uma faculdade pensando no lucro final...
que vc escreve mt bem, nem precisa elogiar, vc sempre escreveu mt bem, vc tem o dom das palavras(rsrsrrs).
continue assim, cuide da sua carreira.beijão

Unknown disse...

Minha amiga...
vou direto no popular:
Tô bobo!!!
Estou muito orgulhoso em ter uma grande amiga como você, com essa absurda capacidade de redigir um texto desse tipo; você deve ter sido campeã de concursos de redação ou algo assim...
Parabéns!!!!!!
Seu blog está bem claro e detalhista, muito bom para quem quer aprender mais alguma coisa dos pormenores da publicidade, a qual eu quase tenho certeza de que é uma profissão eterna, pois tudo e todos precisam alguma vez na vida de uma publicidade para ser conhecido pelo público geral ou específico...
É uma matéria que eu admiro muito e gostaria de ter feito, pois profissionalmente para mim é como a fonte do meu trabalho...
E não por coincidência eu percebí que essa família Medeiros é uma família de sucesso e você está incluída nesta tão seleta lista.
Um super beijo pra você e boa sorte e SUCESSO em sua carreira.
Você merece isso e muito mais.

Anônimo disse...

Dalhe, que dalhe!
Grande Rosana Medeiros...
Tah metida à escrever bem, neh! rs

... Mas aí, parabéns, ehm!!!

E ó, parabenizar também a boa vontade da AnaEliza também, neh!

Beijos

Boa Sorte!

Unknown disse...

Cara, é isso aí! Não adianta apenas gostar de uma coisa pra fazer pelo resto da vida... a realidade é que tem que ter talento pra fazer a diferença e gostar do que faz é o primeiro passo.

Eu aprendi que a pubilicidade é a ponta do icerberg para o termo "marketing". Marketing pode ser aplicado em tudo! Na verdade é a base de tudo, seja na vida pessoal ou na profissional e a satisfação de proporcionar isso as pessoas é indescritível.

Muita sorte e precisando de alguma dica do amigo aqui, é só falar!

Anônimo disse...

Olá Cha.., bem..., vamos deixar isso de lado por enquanto. Mas menina que sorte, é a primeira vez que vejo, ouço ou leio que um escritor tenha feito algo do tipo, juro que li umas duas vezes pra me certificar.

O texto ficou bem legal, achei até que conseguiu ser engraçada quando desejou, sei que você tem se esforçado pra isso, afinal esse não é muito seu forte.

"Pilhas", a parte. O caminho é esse mesmo.Ninguém disse que era fácil, mas sempre há recompensas.

Parabéns se continuar evoluindo assim, em breve nem vai querer colaboradores, vai fazer sozinha....rsrsrs

bjs

Unknown disse...

Hei! Parabéns! Você já sabe que gostei do texto e do assunto!
Assim você vai acabar tomando o meu lugar de redatora... rsrsrsrsrs
Mas falando sério, muito bom saber que você achou o caminho que quer seguir.
Beijo!
Boa sorte sempre!

Lícia Marins disse...

Oi Rosana!
Nunca dividei de sua capacidade de fazer sucesso!..O que te faltava era acreditar e "vestir a camisa" do que vc quisesse fazer..É endomarketinng?..vai vencer na profissão, pq agora vc QUER!...O texto está ótimo como tantos outros que já li escritos por vc...
Confie (= com Fé) e Vença!...Está em suas mãos!
Deus te abençoe!
Beijosssssssssss

Derval Ribeiro Júnior disse...

Primeiro... Quero parabenizá-la, pela persistência, isso sim nos torna dignos de sermos um bom profissional. Pesquisa, atitude e networking. Isso que você fez, teve essas três características fundamentais. Posso dizer, que isso te levará mt longe, com uma carreira brilhante, que seja sempre assim, que o futuro a encontre preparada pra tudo. Texto perfeito, parecia um bate-papo com o jornalista. Parabéns desejo muito sucesso pra você pode contar comigo, sabe que trabalho com treinamento, clientes em contato direto faz anos, devo ter também algo que te ajude. Isso ae, porque daqui pra frente um caminho brilhante.

Anônimo disse...

Caraca, além de bonita vc escreve muito bem, parabéns.

Anônimo disse...

ENDOMARKETING! Tu me surpreende cada dia mais Ro!! to mt feliz em ler sua materia e espero que voce tenha muito sucesso em sua carreira!!!
porra ai, imagino quanto tempo tu ficou sentada na frente desse computador!! auheuihea
do outro lado do mundo tem um amigo que torce por voce
bjaoo e ti cuida

Anônimo disse...

Irmã,mais uma vez estou super orgulhosa de você!como você sabe sou de poucas palavras;então vou resumir com uma palavra:PROFISSIONAL.É assim que te vejo;muito boa sorte mana!

Unknown disse...

Fico feliz por vc e pela sua descoberta!!! Vc é uma profissional com muito potencial para o mundo da publicidade, propaganda e marketing!!! A fórmula para continuar dando tudo certo, é nunca parar! Nesse meio, reciclar, é o que define a vida ou a morte! Bjs!

Mônica disse...

A descoberta é sempre um processo bom,que além de mais no proporciona conhecimento.Fico feliz por você ter encontrado uma área ,que lhe faça feliz..afinal,não dá para trabalhar movida apenas por retorno financeiro.Viva ao endomarketing!Sucesso!
bjs

Particular disse...

oieee
Agora sim, consegui comentar!
Fico muito legal o texto,
vc leva jeio mulé!
Aqui meu tcc é baseado nas técnicas de endomarketing, tem como me mandar os livros? heim?heim? Bjuxxx

Nina disse...

Rosana,este é um motivo para comemorar. Bora! rsrs Parabéns, sucesso, realização, trabalhar no que gosta é delicioso, dá resultado..auto-endomarkenting rsrs bjs

Anônimo disse...

Sempre acreditei em vc Ro. Tão inteligente, irreverente e esperta. Parabens por ter se econtrado no meio dessa carreira tão ampla. Me orgulho de vc.

Bjão!!

Anônimo disse...

Mt legal..Fico orgulhoso...Agora posso dizer que realmente você é uma mulher muito inspiradora...

Unknown disse...

Bem, pra mim que só havia ouvido falar de Marketing e Telemarketing(Fiz um curso),foi deveras esclarecedora essa matéria.Um aprendizado intelectual. E piscicológicamente, e percebi um exemplo de vida,pois precisa de muita humildade pra admitir q não se sabe nada sobre um assunto e de muita garra e perseverança pra dias depois se estar totalmente por dentro. Se Rosana é fã de Analisa Brum eu Roberta sou fã de Rosana.Eita,mulher de fibra lutadora,inteligente . Ps:E sabe fazer seu marketing pessoal né gente!!!

Unknown disse...

Ai doida, tem hr q tem d bater palma pra vc!!! Parece até q entendeu as coisas...rsrsrsrs
Já trabalhei em empresas q usavam essa ferramenta, e quando usada d maneira correta é sim mt eficiente... Afinal os funcionarios jamais podem sair falando mal da fonte de renda deles,Por isso saber ouvi-los é fundamental!!!
Parabéns msm no sério, vc mostrou q tem um grandes futuros na profissão!!!
Ah parte do Alvaro garneiro é a + irada!
Parabens por entender o sinal de deus quanto ao emprego, as vzs uma derrota é a grande vitória!!!
Bjsss, Fik c deus sempre!!!

Anônimo disse...

Amei Amei Amei!
De boa, quem nao te contrata esta de bobeira...
Mto talentosa e dedicada, e isso falta em mto no mercado de trabalho!
Q Deus abencoe seus passos...
Bjo

MARGARIDA disse...

Querida Rosana

Estou como vc desesperada pra elaborar um TCC sobre Endomarketing.
Faço faculdade a distancia e meu praso esta terminando.

Moro em Ji Parana rondonia, não conseguji livros sobre o assunto.

Pude apreciar que a analiza Brum lhe enviou alguns textos, se puder me enviar alguns ficaria grata

meu e-mail magaamada@hotmail.com

grata Margarida

alexandre disse...

Que delícia ler algo que te faz respirar fundo. Fiquei adepto do Endomarketing hoje na aula de TCC e essa será minha defesa.
Obrigado por escrever artigos que nos norteiam e nos dão prazer em fazer o que gostamos.

Dayana Lopes disse...

Boa noite, adorei o seu texto!!!
Estou no 7º período de administração e estava desesperada por um tema para colocar no meu TCC e lembrei de minhas aulas de RH, peguei alguns artigos e me apaixonei sobre o tema endomarketing e estou na busca de material para fazer meu TCC como vc entrei no google e estou "devorando tudo sobre o tema" . Gostaria muito de receber os livros de Analisa iria me ajudar muito mesmo !!!!
Agradeço muito!!!!!
Abraços!!!!
dayanallopes@yahoo.com.br