quinta-feira, 11 de setembro de 2008

O que é NETWORKING hoje no mercado de trabalho?



"Fazer Networking é a capacidade de manter relacionamento com pessoas que tenham interesses que possam partilhar com você, em contatos de benefícios mútuos."



Por Rosana Rocha



Olá meus queridos,

Em primeiríssimo lugar eu gostaria de me desculpar pelo atraso, mas as atribulações do dia-a-dia não me permitiram cumprir o prazo de postagem de uma nova matéria.
Tive que viajar a trabalho para outra cidade, participei da organização do II Seminário de Educação Infantil para crianças de 0 a 10 anos, fiquei muito feliz por ter sido solicitada para tal e mais feliz ainda por ter sido, juntamente com a equipe, elogiada pelo desempenho. Meus agradecimentos (And the OSCAR goes to...rs) vão para as equipes SENAC Campos e Itaperuna: Ana Alice(Gerente do SENAC / Campos),
Luciano Henriques (Coordenador do SENAC / Itaperuna) e equipe, André e Aline( Função Marketing SENAC / Campos) e minha amiga e colega de trabalho Kelly Coelho (OPTEL / SENAC / Campos). To chique né!
Mas enfim...Aqui estou e vamos dar início ao nosso encontro mensal esperado, diga-se de passagem, encontro este que me é muito satisfatório.

NETWORKING...
Palavra estranha, não acham?
Quando ouvi a primeira vez fiquei imaginado que fosse rede de trabalho, isso se eu fosse traduzir ao pé-da-letra, mas aí explicaram que se tratava de rede de contatos. E lá fui eu para a frente do computador ( bendito seja...rs)...

Net, depois da internet sabia-se que significava "rede", Working, forma gerúndia do verbo to work = trabalhar...Só que em inglês, work tem um sentido mais amplo, sendo assim, é qualquer aplicação de energia orientada para um propósito específico ou um esforço conjunto de difusão. Trabalhar é só uma das muitas alternativas. ( Aff...Isso parece até aquelas frases escritas em japonês, onde três caracteres, são praticamente um texto inteiro).

Fazer NETWORKING, não é absolutamente promover uma transação.

NETWORKING, é manter contato com pessoas, sem esquecê-las e sem deixar que elas o esqueçam, é melhorar a sua visibilidade no mercado de trabalho e coletar informações importantes que ajudem você a encontrar oportunidades de conseguir emprego, é construir relações, ganhar visibilidade, colher informações e criar impressões favoráveis e duradouras.

NETWORKING é um dos pilares da boa empregabilidade.

Vocês se lembram que há um tempo atrás dizíamos que para fulano conseguir tal emprego ele precisou de Q.I., popular "quem indica"?
Então...É mais ou menos isso, quanto maior for a sua rede de contatos, maior são suas chances de entrar mais rápido no mercado de trabalho. Digo isso no sentido de que se você tiver um bom currículo, e conhecer as pessoas certas você pode conseguir sim um bom emprego. Lógico que isso acontece quando o seu contato percebe que você pode render em certo cargo, pois sem preparação específica e conhecimentos, meus queridos, nenhuma empresa contrata e o seu contato não pode, como dizem por aí, "se queimar" com o networking que ele tem e utilizou para te ajudar.


Pra vocês entenderem melhor, vou dizer à vocês o que o NETWORKING não é:

  • AMIGOS DO PEITO: Não tem nada a ver com amizades, é puramente profissional. É alguém que ajuda um outro alguém já prevendo que um dia vai solicitar a retribuição da gentileza. Amigos não cobram favores, mas integrantes de uma rede de contatos dependem disso.

  • MAILING: Quem vive mandando mensagens via e-mail para um grupo de pessoas e recebendo outras em troca, não tem networking, só tem uma relação informal, como se todos frequentassem o mesmo bar e se conhecessem de lá. Networking pressupõe "auxilio profissional" e não apenas "interesse em comum sem obrigação recíproca".

  • ORGANOGRAMAS: As pessoas acham que o mapa da mina é conseguir os nomes e os cargos dos principais dirigentes de um monte de empresas. E mandam currículos numa empolgação que emociona. Mas não se lembram que os mesmos dirigentes não os conhecem, aí é uma frustração quando depois de meses não se tem resposta. Isso ocorre porque faltou o principal ingrediente do networking : CONHECIMENTO MÚTUO.

Os grandes especialistas em gestão de carreiras, como o Max Gehringer, o que dá dicas no Fantástico, recomendam que todos os profissionais que querem manter-se altamente desejados pelas empresas devem além de estar constantemente atualizados, possuir uma boa experiência profissional.
Nesse ponto podemos voltar no que eu havia dito anteriormente, se não tiver preparo profissional de nada vale o seu NETWORKING.

E como se constrói um bom NETWORKING?
De acordo com o Max Gehringer, não é fácil, mas também não é tão complicado.

Aqui estão algumas dicas:

  1. Evitando o caminho mais difícil. É mais simples começar por pessoas conhecidas, como os colegas de escola. Alguns deles podem ter progredido na carreira.
  2. Frequentando ambientes públicos onde pessoas com bom trânsito nas empresas (isto é que já tem um bom NETWORKING) costumam dar as caras, como seminários, feiras e eventos. Nesses locais, o assunto principal é sempre menos importante que o coffe break. Sentar ao lado de um headhunter* num simpósio qualquer já é um passo enorme.
  3. Não cometendo o mais comum dos erros, o de pedir algo já no primeiro contato. Coisas do tipo: "Dona Rosana, eu sou amigo do Gomes, que trabalhou com a senhora há 15 anos. Olha estou precisando de um favorzinho seu..."
  4. Tendo paciência. Estruturar um NETWORKING é como construir uma casa: primeiro, os alicerces. e o momento ideal para começar é quando não se está desabrigado.

*HEADHUNTER : É o profissional que presta consultoria à empresas caçando talentos ou seja, procurando profissionais específicos para cargos altos ou gestores de empresas. O headhunter analisa as características de cada empresa, identifica as necessidades concretas e o perfil do executivo necessário, planeja o quadro de funcionários e sai em busca de talentos que preencham as expectativas dos contratantes.


Bem meus queridos, hoje eu fico por aqui.
Espero vocês no próximo mês, não esqueçam de votar na enquete, ok? O próximo assunto também será escolhido por vocês.
Dicas e sugestões, vocês podem deixar como comentário ou enviar um email para: romedroc@gmail.com


Obrigada!! Beijos da Rô....uou!




4 comentários:

Anônimo disse...

Que isso heim, adorei o texto. Muito bom leve e compacto.
Ta mandando bem !!!
Sucesso depois eu vou usar o nosso NETWORKING pra vc me conseguir um trabalho !! uhahuahuah

Bjaoo..

VICTOR HUGO COIMBRA

Daniel Barreto de Sá disse...

Muito bom! Fico muito feliz em ver seu desenvolvimento profissional e seu interesse pelo Marketing. Espero ter contribuído para gerar em você essa inquietação. Você é uma pessoa maravilhosa! Quem semeia o bem só colhe o bem! Esse é o segredo do Networking!
Não adianta ter uma ampla rede de contatos se suas ações são mercantilistas e interesseiras. Por isso, elimine esse tipo de contato da sua lista! Esteja disponível para ajudar seus contatos com ações positivas e despretensiosas, assim, eles farão o mesmo com você!

Sucesso,
Prof. Daniel Barreto.

camilaabelha disse...

Mulher, vc é boa nisso hein?!
Vou pedir consultoria.rs

Beijão

Camila Abelha

dudus disse...

dear,

gostoso de ler e simples.
tem tb boas dicas.

valeu, moça!!!

um bjo viu?