terça-feira, 29 de março de 2011

Músicas que marcaram na Publicidade - Você concorda?

Achei super legal essa matéria da Exame.com (Marketing), porém tem outras musicas que marcaram mais, na minha opinião. Pensei em fazer o seguinte, dêem uma olhada nessas da matéria, comentem o que acharam e depois enviem um email para rosanarochamkt@globo.com , me contando qual ou quais as músicas que mais marcaram a Publicidade na sua opinião, mandem o link da campanha e eu vou postar na semana que vem! Combinado? "Podessê"? Estou esperando seu email....



Claro Teste: Should I Stay or Should I Go?, de The Clash



 
A campanha Claro Teste, de 2009, é embalada com muita pertinência pela clássica "Should I Stay or Should I Go?", da banda inglesa The Clash. A música faz parte do álbum Combat Rock, de 1982, do grupo. Ao lado de Sex Pistols e Ramones, The Clash foi um dos ícones do movimento punk na década de 80.
A escolha da trilha encaixou perfeitamente no comercial porque ambos trabalham com a ideia de dúvida. No caso do filme da Claro, a música introduz o teste, produto oferecido pela empresa. O comercial foi dirigido pelo cineasta Heitor Dalia e criado pela AlmapBBDO.



Nescafé Dolce Gusto: Sex Machine, de James Brown




A Nescafé Dolce Gusto incorporou James Brown em 2009 e colocou suas cafeteiras para dançar ao som de Get Up I Feel Like Being A Sex Machine, também conhecida como Sex Machine. O filme, lançado para anunciar a parceria entre a Nestlé e a Krups, fabricante alemã de máquinas de café, é aberto com a voz do próprio cantor, que anuncia "Fellas, I’m ready to get up and do my thing".
Um comercial simples e empolgante, capaz de gerar desejo de consumo. Nada mais sugestivo do que comparar uma máquina que prepara café - uma bebia tão associada à vivacidade -, a uma “Sex Machine”.
 

Fiat Idea: Un Belo Dia, de Yaniel Matos Perez


O comercial de lançamento do Fiat Idea, de 2006, fez muita gente sair cantando "Un Belo Dia" sem perceber. A música ganhou simpatia e virou hit.
Interpretada por Yaniel Matos Perez, "Un Belo Dia" foi produzida pelo estúdio Tentáculo especialmente para o filme, a pedido da agência Leo Burnett, que atende a conta da Fiat.



VISA: Today, de Smashing Pumpkins


Em 2009, a VISA estreou um comercial inspirador criado pela agência TBWA\Chiat\Day e embalado por Today, de Smashing Pumpkins. Na versão exibida no Brasil, a peça publicitária, parte da campanha "Go", é narrada pelo ator Antônio Fagundes. Liderada por Billy Corgan, Smashing Pumpkins foi uma das bandas mais aclamadas e de maior sucesso comercial dos anos 90. Embora ainda esteja em atividade hoje, porém, já não possui mais a formação original, nem cativa o público como antigamente.
O licenciamento de uma música do grupo para fins comerciais marcou uma mudança no posicionamento de Corgan. Cinco anos antes, o cantor havia declarado em uma entrevista ao site da Newsweek que já se recusara a autorizar o uso de duas de suas músicas (Today e Tonight, Tonight), mesmo em troca de muito dinheiro, por representarem canções sagradas para ele. Os tempos mudaram.



Fiat Punto: Shut Your Eyes, do Shout Out Louds


Comercial do Fiat Punto de 2007, "Heroína" foi criado pela agência Leo Burnett e mostra a relação de um rapaz com uma personagem de HQ. A personagem sai de um cartaz no início do filme e ganha vida, passando a fazer parte do cotidiano do protagonista para, por fim, voltar ao seu lugar original.
A música que embala o comercial chama-se Shut Your Eyes, e é originalmente da banda sueca Shout Out Louds, mas a versão que passa na TV é mais lenta, cantada pelo próprio diretor da peça, Carlos Manga Jr.
Há ainda outra versão do comercial, com a música original cantada pela banda.



MercadoLivre: Someone is there waiting for my song, de Aselin Debison


Em 2006 o MercadoLivre.com criou um spot de 30 segundos em que um rapaz anuncia a venda de um beijo pelo site, e uma garota resolve comprar o "produto". A ideia da peça era humanizar o slogan "Alguém procura o que você tem, alguém tem o que você procura", destacando o MercadoLivre como um ponto de encontro para os desejos dos usuários.
Bom exemplo de harmonia entre ideia e trilha, "Beijo", como foi chamado o vídeo, fez a música "Someone is there waiting for my song", da canadense Aselin Debison, ficar na mente de todos cada vez que o comercial era exibido na TV. Aparentemente, a parceria deu certo. O comercial seguinte do MercadoLivre, chamado "Moto", leva também na trilha a assinatura da cantora.



Nestlé: Emoções, de Roberto Carlos



Em 2011, a famosa canção "Emoções", de Roberto Carlos, foi usada pela primeira vez em uma campanha publicitária. A música é a trilha sonora de "Retrospectiva", uma das peças que marcam a comemoração dos 90 anos da Nestlé no Brasil.
A estratégia da marca foi envolver os consumidores com atributos emocionais, mostrando no decorrer do comercial cenas representativas para a vida de cada consumidor, individualmente, e também para o Brasil, como por exemplo as vitórias de Daiane dos Santos, Ayrton Senna e Guga no esporte.
A presença de Roberto Carlos em comerciais da Nestlé acontece desde o início do ano passado, quando a Nestlé lançou o comercial "Em ritmo de prêmios", que sorteou 50 calhambeques inspirados no carro da famosa canção do Rei. Desde então, a marca tem relacionado com sucesso sua imagem ao cantor.



Mitsubishi Pajero - Forever Young, do Alphaville


Uma sequência com várias pessoas usando máscaras de lama sobre o rosto, cantando baixinho e sem ânimo "Forever Young", uma das músicas mais conhecidas do grupo alemão Alphaville. A primeira impressão que se tem quando o comercial começa é de que em seguida virão frases sobre algum tratamento ou produto estético. Foi por isso que o filme "Lama faz Bem", do Mitsubishi Pajero TR4 Flex 2010, surpreendeu tanto.
Na peça, as imagens e o conceito de manter a juventude formam um jogo de significados perfeitamente encaixado com a letra da música oitentista, aqui em uma versão punk rock.
Assinada pela agência Africa, o comercial destaca os atributos do carro e o poder que ele tem de tornar as pessoas ainda mais jovens e felizes do que qualquer tratamento estético.



Coca-Cola: What a Wonderful World, de Louis Armstrong, cantada por Joey Ramone


Big Splash, a primeira campanha da Coca-Cola para a América Latina em 2009, mostra um mundo drasticamente modificado pela explosão de uma garrafa do refrigerante: pessoas mais felizes, lugares mais coloridos e poluição transformada em bolhas transparentes e espuma. O visual totalmente psicodélico no melhor estilo anos 70 brinca com o poder transformador das atitudes positivas.
Com o slogan “Sua felicidade transforma” e a música “What a Wonderful World”, originalmente cantada por Louis Armstrong, agora na voz de Joey Ramone, o filme leva a assinatura da Ogilvy Argentina, com adaptação da Ogilvy Brasil para a versão tupiniquim.
Produzido pela Stink de Londres, o comercial também foi exibido no Japão e na Itália.



Fundação Síndrome de Down: Fake Plastic Trees, do Radiohead


A propaganda "Carlinhos", como ficou conhecido o comercial institucional da Fundação Síndrome de Down, tornou-se popular na década de 90 e é lembrada até hoje pela suavidade com que tratou o tema: “Down. A pior síndrome é a do preconceito”.
Criada pela agência DM9DDB em 1998, o filme tinha a música “Fake Plastic Trees”, do banda britânica Radiohead, como trilha sonora. O mérito do comercial está no casamento perfeito entre som e imagem, com um grande potencial para emocionar.
A música foi doada pela banda para o filme.



Apple: Love Train, do Wolfmother, e a série Silhouettes


Em 2004 e no decorrer dos anos seguintes, a Apple lançou uma série de comerciais chamada “Silhouettes”, criada para promover o iPod nas ruas. A campanha foi eleita a “Propaganda de rua da década” pela AdweekMedia em 2010 por conseguir deixar o produto claro para as pessoas sem que ele fosse o foco do olhar nos anúncios publicitários.
As peças traziam silhuetas de pessoas dançando contra panos de fundo bem coloridos, sempre ouvindo músicas em iPods e fones da Apple, que são implicitamente lembrados por serem representados na cor branca. Dessa forma, os aparelhos destacam-se em relação à silhueta e também ao fundo.
Os comerciais e as "silhuetas dançarinas" são variados e modificam-se de acordo com a trilha. Entre os artistas que participaram da série com músicas próprias estão: Wolfmother, U2, White Stripes, The Temper Trap, Feist, Jet, The Fratellis, Coldplay, Gorillaz, Steriogram, The Black Eyed Peas, Daft Punk e outros.
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E aí curtiram? Concordaram? Tem alguma música de campanha que você considera melhor? Eu, sinceramente acho que tem melhores... Lógico que a melhor de todas essas é a campanha sobre a Síndrome de Down, mas acho que o texto ajudou muito a tornar essa música marcante. Qual a sua opinião? COMENTE! Envie seu link para: rosanarochamkt@globo.com


Obs.(Data: 29/03/2011 ás 20:50):


Pessoal, resolvi voltar e acrescentar esse último parágrafo porque na verdade, falei neste post, sobre MÚSICAS nas campanhas e não sobre JINGLES... Eu li e reli a matéria, pois pelos comentários, algumas pessoas não entenderam essa diferença. A campanha da Antártica, "Pipoca e Guaraná", tem como trilha sonora um Jingle, música feita especialmente para a propaganda de determinado produto e ou empresa. Essas campanhas acima mostram músicas de bandas famosas utilizadas como trilha sonora das mesmas. Lembram das campanhas do cigarro hollywood? Eram sempre embaladas por músicas de bandas famosas, umas duas também antigas como  a da Lacta - Laka, tocando "Crying in the rain" da banda The Everly Brothers ou a da Nestlè - Chambinho, tocando "Carinhoso" de Pixinguinha. Ambas dos anos 80. Sinto muito se não havia ficado claro, achei realmente que tivesse. E aí? Lembrou de alguma agora? Me manda um email que posto aqui na semana que vem... bj



Beijo da Rô... \o/ Uou!




4 comentários:

Daniel Savio disse...

Seleção bem interessante de música, mas esqueceu um "clássico" da música de propagandas: "pipoca e guaraná, que sede que dá"...

Do Guaraná Antartica.

Fique com Deus, menina Rosana Rocha.
Um abraço.

Alexandre Fernandes disse...

Infelizmente você ignorou o principal... Pipoca e Guaraná... Pipoca na panela...

Rosana Rocha disse...

Queridos, não ignorei... Essa matéria é da Exame.com, não minha... E ela fala sobre CAMPANHAS E AS MÚSICAS DE BANDAS FAMOSAS USADAS NA PUBLICIDADE, NÃO É SOBRE JINGLES... Talvez vocês devessem ler com maior atenção.
Sobre campanhas famosas e Jingles, vocês poderão ler no post "NOSTALGIA TOTAL!!! CAMPANHAS FAVORITAS NA MINHA INFÂNCIA...AI, AI SAUDADE!!", aqui mesmo nesse blog, verão que o JINGLE Pipoca e Guaraná uma das principais e mais marcantes citadas... Beijos e obrigada pelos comentários!

Cristão da Universal disse...

AH! MOÇA.. tendi... Jingle não é música de banda famosa.

Vou pedir o restart pra gravar ela. hehe.

brincadeira. valeu pelo post.