"Uma professora fornece serviços de marketing pessoal? Sim, porque ela é uma das "empacotadoras" do produto, que irá colocar dentro daquela embalagem, o conhecimento, que é um dos principais tesouros para quem desempenha qualquer profissão."
Por Rosana Rocha
Olá meus queridos!
Demorei, mas enfim.... Postei!
Quero iniciar essa matéria agradecendo ao email da Denise Araujo Cardozo de Joinville - SC.
Denise, desculpe a demora pra responder, mas eu estava atoladíssima. Espero que os últimos acontecimentos por aí não tenham te afetado diretamente, de qualquer forma, nós todos aqui na cidade de Campos dos Goytacazes - RJ, estamos torcendo pela recuperação do Estado de Santa Catarina. Temos um bairro aqui chamado Ururaí que também foi muito afetado pelas enchentes.
Pretendo responder na íntegra o seu email e espero um comentário bem legal nessa matéria, hein.
Beijos
Vamos lá!
Pesquisando( WIKIPEDIA ), encontrei a seguinte definição de MKT Pessoal, segundo Kotler:
“Marketing Pessoal pode ser descrito como o processo, encetado por um indivíduo ou uma organização, envolvendo a concepção, planejamento e execução de ações que contribuirão para: a formação profissional e pessoal de alguém, a atribuição de um valor, que não necessita ser exclusivamente monetário justo e compatível com o posicionamento de mercado que se queira adquirir, a execução de ações promocionais de valorização pessoal que o coloquem no lugar certo na hora certa, de tal maneira que as organizações ou pessoas para quem trabalhe ou exerça influência, e ele próprio, se sintam satisfeitos.”
Fui ao Google pesquisar mais sobre as palavras de Kotler sobre o assunto, por incrível que pareça, não achei nada específico dele sobre MKT Pessoal.
=O...
???????????
Será que não procurei direito gente?
Já em outro site encontrei o seguinte:
“Marketing pessoal é o ato de um indivíduo ir modificando seu comportamento e sua forma de agir, visando um melhor posicionamento no mercado, em empresas que lhe interessam. Para isso o individuo precisa desenvolver técnicas para poder divulgar sua imagem, sua competência e utilizar seus contatos para chegar onde quer. O profissional deve entender o que o mercado precisa (no caso dele o mercado é a empresa onde ele quer trabalhar), para que ele possa se adaptar, estudar, evoluir neste sentido. E o profissional, precisa então começar a se divulgar, entre seus conhecidos, clientes, outros.”
Respeitosamente discordo do Rodrigo Schimidt (AUTOR DA SEGUNDA DEFINIÇÃO).
Espere um pouco, então fazer MKT Pessoal significa deixar de ter um referencial próprio e tornar um robô para que o empregador fique satisfeito, quando na verdade não sou nada daquilo que ele pensa?
Um profissional não tem que desenvolver técnicas para divulgar sua imagem, ele tem que mostrar no seu currículo o quanto ele é competente e depois de contratado, fazer valer tudo que aprendeu.
Investiu na carreira?
Então mostre a que veio meu filho!!!
Assim você satisfaz não só à empresa a quem presta serviços, mas também a si mesmo.
Minha Opinião.
O Marketing Pessoal hoje é a ferramenta mais eficiente de fazer com que seus pensamentos e atitudes, sua apresentação e comunicação, trabalhem a seu favor no ambiente profissional.
Além desses detalhes o cuidado com a ética e a capacidade de liderar, a habilidade de motivar a si mesmo e as pessoas a sua volta, também fazem parte do Marketing Pessoal.
As empresas de hoje analisam muito mais do que sua experiência profissional. A preocupação com o capital intelectual e a ética é fundamental na definição do perfil daqueles que serão parceiros/colaboradores.
Posso citar aqui alguns detalhes que fazem muita diferença:
- Estar sempre pronto e capacitado para enfrentar mudanças;
- Ter consciência da importância da atitude para a concretização de objetivos;
- Saber focar os problemas e controlar a preocupação e os sentimentos de frustração e angústia;
- Entender e acreditar a própria capacidade de realização e de superação de obstáculos;
- Manter-se motivado; • Usar uma forma gentil e atenciosa de tratar as pessoas, de forma que ela trabalhe como seu diferencial;
- Seja absolutamente pontual;
- Preocupe-se com a objetividade e a honestidade para que você não seja traído com detalhes de menor importância;
- Observe com cuidado a roupa que vai usar, adequando-a cuidadosamente à situação e ambiente; ela pode abrir ou fechar portas;
- Preocupe-se com o seu linguajar, seu gestual e com o tom da sua voz.
- Evite gírias ou expressões chulas, controle suas mãos e braços, fale baixo e devagar;
- Controle suas emoções mas não as anule, elas são muito importantes para mostrar o seu envolvimento ou comprometimento com o tema que está sendo tratado; • Cuidado com o uso do celular;
- Não fale demais nem de menos.
ENTREVISTA:
Mundo do Marketing: O que é marketing pessoal?
Mario Persona:
Marketing pessoal é um conjunto de ações que ajudam uma pessoa a obter maior sucesso em sua vida pessoal, nos relacionamentos e no trabalho. É uma forma de você agregar valor a si mesmo por meio de uma observação sistemática do ambiente onde você atua, das expectativas que as pessoas têm de você, e podemos até chamá-las de "clientes", e da melhor maneira de atender a essas expectativas com um comportamento adequado.
Mundo do Marketing: Em que ele se difere dos demais tipos de marketing?
Mario Persona:
É mais difícil desenvolver uma estratégia de marketing pessoal do que fazer o mesmo com uma empresa, marca ou produto. Uma estratégia errada de marketing de produto pode ocasionar em prejuízo e na necessidade de substituição ou retirada do produto do mercado. Mas sempre existe a possibilidade da empresa lançar um modelo aprimorado, ou criar uma nova marca, uma nova linha, fazer um "recall" caso não atenda as expectativas ou tenha sido distribuído com defeito. Com gente não é possível. Uma vez que você tenha queimado o filme no ambiente onde atua, fica difícil relançar o produto, já que o produto é você. Não é como sabão em pó, que você lança com nova fórmula, nova embalagem e tudo fica bem no final. Uma vez que eu tenha estabelecido uma marca pessoal de desonestidade e incompetência, como tentar explicar que estou me relançando com uma nova fórmula?
Mundo do Marketing: Quando este conceito foi criado?
Mario Persona:
Não acredito que seja possível rastrear o conceito do marketing pessoal pela mesma razão que é difícil alguém rastrear o conceito do marketing convencional. Há autores que em algum momento decidiram colocar no papel suas técnicas, regras, resultados etc, mas isso é como o trabalho do lingüista, que apenas redige o vocabulário, cria uma gramática e um dicionário de uma língua que descobriu em alguma tribo remota da selva amazônica.
A língua já existia ali muito tempo antes do lingüista chegar. As pessoas já tinham práticas de marketing incorporadas ao seu dia-a-dia muito antes de Philip Kotler e outros escreverem seus livros e serem chamados de pais do marketing. No momento em que você cria algo que apele para a vaidade, necessidades físicas ou de prestígio, já começou a desenvolver uma estratégia de marketing, seja ela pessoal ou de produto. Daí a responsabilidade imensa de quem trabalha com marketing, porque está apelando para os elementos que motivam as pessoas a comprarem ou a agirem da forma sugerida por quem quer vender.
Mundo do Marketing: Quais ações de marketing são realizadas a partir deste conceito? Como elas são realizadas?
Mario Persona:
Se a pessoa procura desenvolver seu marketing pessoal visando uma profissão ou atuação no mercado, é importante que ela conheça esse mercado e também suas próprias aptidões. Ter ciência de seus pontos fortes e fracos, de suas necessidades de aprimoramento, de seus vícios e defeitos é o primeiro passo para retornar sua conduta para a linha de montagem e dar uma melhorada nela. O mesmo ela faz com seus concorrentes, analisando quem faz o quê e como está sendo bem-sucedido nisso.
Você pode aplicar as mesmas técnicas que aplica em um produto quando raciocina em termos de marketing pessoal. Haverá a necessidade de estabelecer seu preço no mercado, mas de forma que exista um valor agregado que não permita que seja questionado. Você irá criar uma estratégia de promoção pessoal, menos de propaganda e mais de publicidade ou da multiplicação espontânea de sua marca, e também irá definir em qual área ou região irá atuar, o que hoje fica muito mais fácil com a Internet.
Mundo do Marketing: Quem são os clientes no marketing profissional?
Mario Persona:
São todas as pessoas com as quais interagimos ou não. Isso porque não dá mais para separar amigos, colegas, família, clientes etc. Todos eles, com a facilidade de comunicação, podem acabar se falando em algum momento e trocar experiências ou impressões a meu respeito. Então devo ter uma cara para todos se não quiser ser desmascarado amanhã. Já que todas as pessoas são meus clientes, comportamento e atitude valem ouro, ou deveriam valer. Quando você fica consciente de que sua forma de agir irá criar uma impressão nas pessoas, já percebe que está agora entrando naquilo que conhecemos como marca pessoal, ou o que os outros pensam de você.
É claro que uma boa marca irá marcar as pessoas de forma benigna, enquanto que uma marca ruim irá marcá-las de desgosto.
De nada adianta tratar bem meus clientes se tratar mal meus amigos ou até mesmo desconhecidos. Hoje todos estão interconectados e todos podem ser multiplicadores de impressões a meu respeito.
Além disso, uma visão de marketing pessoal inclui até mesmo meus empregadores, se trabalhar como funcionário de uma companhia. Passo a enxergá-los como clientes para os quais forneço minhas habilidades, meu conhecimento ou até minha força, se fizer um trabalho braçal. E passo a olhar para meus colegas como fornecedores dos itens adicionais necessários à prática da minha profissão. Ter uma visão de marketing pessoal é ter uma visão holística do ambiente de trabalho no qual estou inserido.
Mundo do Marketing: Há quanto tempo o senhor trabalha com este ramo?
Mario Persona:
Oficialmente, se posso dizer assim, há uns 7 ou 8 anos. Na verdade esta é uma área onde atuo mais como quem ensina do que como quem trabalha fornecendo serviços, já que a oferta de serviços de marketing pessoal tem tantos aspectos que dificilmente alguém poderá dizer que consegue cobrir todos eles ou ensinar todos eles a alguém. Isto porque o ser humano é muito mais complexo do que uma caixa de sabão em pó, apesar de muitos conceitos poderem ser aplicados como analogia.
Por exemplo, um médico, um dentista ou um fisioterapeuta fornece serviços de marketing pessoal? Sim, pois ajudam a aprimorar o corpo da pessoa, a ter mais saúde, mais vigor para desempenhar suas atividades e até dentes melhores para se alimentar bem e não ter distúrbios no maxilar, e mais brancos e alinhados para sair bem na foto.
Uma professora fornece serviços de marketing pessoal? Sim, porque ela é uma das "empacotadoras" do produto, que irá colocar dentro daquela embalagem, o conhecimento, que é um dos principais tesouros para quem desempenha qualquer profissão. E um especialista em etiqueta? Também, porque ninguém poderá se considerar um bom profissional se participar de jantares de negócios como se estivesse comendo em uma caverna da pré-história.
O mesmo se pode dizer de fotógrafos, cinegrafistas, maquiadores, cabeleireiros, personal trainers, editores, engraxates, alfaiates, costureiras... A lista é infinita! Qualquer atividade que fornecer subsídios para o aprimoramento de alguém, em corpo, alma e espírito, é responsável por algum departamento do marketing pessoal desse alguém.
É por isso que, em termos de marketing pessoal, meus serviços são fornecidos principalmente na forma de livros, cursos e palestras, e ainda assim de forma incompleta, pois não sou, por exemplo, alfaiate ou dentista. Então só posso oferecer uma parte, em especial a parte conceitual, daquilo que se costuma chamar de marketing pessoal. Mas já é um bocado, a julgar pelo volume de solicitações que tenho recebido nos últimos anos e pelo interesse e demanda por este assunto.
Leiam, comentem, não concordem se esse for o caso... Adorarei!!
Sua opinião é muito importante para nós!! rs
Desta vez, vou esperar que vocês escolham a matéria do próximo mês por meio de sugestão nos comentários...OK??
Contato por email: romedroc@gmail.com
Deixo vocês por aqui...
Fiquem com Deus!
Beijo da Rô... uou \o/