domingo, 25 de maio de 2008

» MARKETING DE EXPERIÊNCIA


Uma forma efetiva de aproximação com os clientes. Verdadeiras "fugas do cotidiano". É este o novo conceito de "valor" que o experience marketing, o marketing de experiência, veio acrescentar.

Pesquisas demonstram que, quando as empresas reúnem seus colaboradores e parceiros fora do local normal de trabalho ou numa situação inusitada, esse esforço resulta num estreitamento de laços entre as pessoas e a organização.


Para estabelecer grandes relacionamentos ou vender, o entretenimento tem hoje um componente fundamental. O experience marketing realiza essa vivência lúdica. E os momentos lúdicos podem ser transformados, quase sem se dar conta, em espaços de formação, nos quais podem ser desenvolvidas ações que criem relacionamentos de alto valor e acabem gerando negócios por meio de experiências únicas, memoráveis e exclusivas utilizando-se ambientes diferenciados. Um marketing de magia que encanta e surpreende.


As "experiências" vividas em momentos de lazer possuem um grande poder de aproximação. No experience marketing, as empresas podem se aproximar mais de seus clientes e, com isso, juntos, desenvolver estratégias diferenciadas que ajudam a valorizar ainda mais as marcas. São através de momentos únicos como esses que são desenvolvidos grandes projetos.


O principal objetivo do experience marketing é encantar. Para isso é importante estabelecer conexões emocionais, descobrir o que as pessoas sentem e anseiam. Todo trabalho é feito com base no entendimento das necessidades específicas dos clientes e do perfil do seu público-alvo, ou seja, busca-se a forma mais eficaz de surpreender e motivar sua equipe, colaboradores e clientes: programas de motivação, fidelização, eventos, promoções ou presentes.


É por isso que todas ações do experience marketing devem ser trabalhadas em conjunto, pois nunca se constrói com uma única ação. É preciso ter profundo conhecimento do público com qual se está trabalhando, aliado à capacidade de gerar e executar ações que satisfaçam a todos.


Antes de desenvolver qualquer ação, porém, é preciso avaliar e medir os resultados dela, mensurando-a através de dois eixos: proximidade (que pode ser medida por meio de pesquisa) e faturamento. Esse processo de mapeamento e planejamento permite que se seja cirúrgico no desenvolvimento das experiências. Conseqüentemente, fica muito mais fácil mapear os resultados, pois os objetivos são definidos antes das ações.


No experience marketing é possível também unir o relacionamento profissional ao familiar. Isso influencia muito nas transmissões de sensações ou estados de espírito, que são fatores determinantes para qualquer ação que busque diferenciação.
O grau de maturidade alcançado pelo consumidor brasileiro exige novas formas de abordagem. Os tradicionais eventos de relacionamento corporativo, como happy hours, estão com o prazo de validade vencido. Ninguém se sente mais motivado a participar de um encontro corporativo que não estabeleça uma verdadeira fuga do cotidiano. É bom lembrar também que o alto executivo dispõe de uma agenda muito apertada e certamente não abrirá espaço para o comum. Se tiver de escolher entre mais um happy hour e um jantar em família, certamente escolherá este último.


Por isso, leve seus funcionários, clientes e possíveis clientes para um evento memorável. Se possível, inclua seus cônjuges. Não seria sedutor uma degustação de vinhos com um sommelier? Ou um jantar sofisticado preparado pelo próprio executivo, com o auxílio de um chef de cozinha famoso? Ou então a realização de uma regata, guiada por velejadores profissionais? As opções são muitas.


Aposte na surpresa, tenha ousadia. Depois, meça os resultados. Posso garantir, com toda a certeza, que o experience marketing vai fazer a diferença e colocar sua empresa ou marca não na mente, mas no coração do seu público-alvo. Um relacionamento que estabelece conexões emocionais faz com que a cumplicidade dure.


(28/11/2005 - Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 3)(Pierre Schürmann - Pierre Schürmann, da Família Schürmann, que ficou internacionalmente conhecida por dar a volta ao mundo em um veleiro, é proprietário da Conectis Experience Marketing e do Experience Club.)

APP (Associação dos Profissionais de Propaganda)






Um comentário:

Leonardo disse...

Fico feliz por vc e pela sua descoberta!!! Vc é uma profissional com muito potencial para o mundo da publicidade, propaganda e marketing!!! A fórmula para continuar dando tudo certo, é nunca parar! Nesse meio, reciclar, é o que define a vida ou a morte! Bjs!