sábado, 24 de maio de 2008

O REDESIGNER OU REVITALIZAÇÃO DA MARCA






















Por: Luiz Octavio Barreto *


Antes de conseguir explicar o grau de importância de uma revitalização de uma marca, é preciso primeiro entender a importância da marca. Postei algumas seqüências de grandes marcas só para ilustrar.

A marca não é somente uma ilustração ou uma imagenzinha, é um símbolo; que deve representar a imagem da empresa, seu perfil e objetivos. Para alcançar isso, o designer ou publicitário, pesquisa, estuda e analisam diversas vertentes, perfis, cores, conceitos.


Até que em dado momento (geralmente após muito suor) ele acredita que tenha alcançado a “alma” da empresa. É um processo longo que não ocorre em 10 minutos que tem princípio, meio e ... bem, não temos propriamente um fim, isso porque o mercado o mundo evolui, com a globalização essa evolução é ainda mais rápida. Então a marca criada hoje pode não conseguir representar mais a empresa em alguns anos.


Para isso existe o tal redesigner ou revitalização, fazendo uma comparação grosso modo: você se constrói a casa dos sonhos hoje, em alguns anos será necessária uma nova pintura e/ou pequenas reformas, para manter a casa como nova, se não é feito, com o tempo a casa vai se deteriorando. Com a marca é a mesma coisa, normalmente são ajustes, para mantê-la nova e atual. Em raríssimos casos a estrutura original é abandonada e recriada, isso só ocorre quando há uma grande mudança na empresa (fusão, diretrizes etc) ou são detectadas falhas graves na marca anterior.


E não é um processo fácil, como muitos imaginam, o profissional tem que detectar as principais características a serem preservadas e o que deve ser melhorado. E testar muito, porque muitas vezes a característica principal é comporto por um conjunto, mexer mesmo que pouco em um desses elementos pode mudar totalmente a característica da marca. Então é possível afirmar que o redesigner é tão complexo e longo quanto criar uma nova marca.


Um ponto interessante, é que toda marca se não precisa agora de uma revitalização, em breve vai precisar. Isso vai depender de vários aspectos, mas em média uma marca bem criada permanecerá entre 5 e 10 anos, em raros casos mais do que isso. Um detalhe sobre isso, alguns profissionais mais antigos poderão afirmar que uma marca pode durar mais de 30 anos, mas um fato é que com o atual mundo globalizado e o ritmo das evoluções a tendência é esse tempo diminua. Isso porque, hoje a informação, trafega com muita facilidade pela internet e encurtam distâncias, graças a isso, hoje os empresários estão mais informados, mais exigentes e atentos as evoluções.


Não há um tempo específico para que se faça essa revitalização, as grandes empresas mantêm um contrato com agências que são responsáveis entre outras coisas por manter a imagem da cliente perante o público alvo, e fazem essa analise por pesquisa sempre que necessário. Mas infelizmente nem todas as empresas (pra não dizer uma maioria) possuem condições financeiras para manter um contrato desse, então cabe ao profissional captar as necessidades do cliente, indicar e mostrar ao cliente que ele precisa, coisa que aquele “camarada” que compra um computador e sai vendendo “logos” por 10,00 não é capaz de fazer e nem uma marca descente, mas ambos são assuntos para outro dia.

















Texto: Luiz Octavio Barreto
Designer Gráfico (Skill Studio de Criação)
Contato: contato@skillstudio.nethttp://www.skillstudio.net/ • (22) 8112-8210











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